Apesar de se continuar a verificar uma diminuição de novos casos de infeção por VIH em Portugal, desde o ano 2000, a nossa realidade é ainda um problema preocupante de saúde pública.

É fundamental continuar a promover a informação, a prevenção e as práticas promotoras de saúde...

»VEJA AQUI O RECURSO DE DIVULGAÇÃO DO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A SIDA...(Areal, 2017)
Em 2015, mais de um milhão de portugueses entre os 20 e os 79 anos tinha diabetes...
 
A gravidade desta situação merece toda a atenção e justifica iniciativas de sensibilização para a importância de hábitos de vida saudáveis...
Por isso...
»VEJA AQUI O RECURSO DE DIVULGAÇÃO DA DIABETES. (Areal Editores, 2017)

 

 

    Exposição sobre "Manipulação da Fertilidade"

 

Com o apoio do Espaço J e no âmbito da disciplina de Biologia do 12ºano, os alunos das turmas A e B, desta disciplina, construíram uma exposição formada por dez quadros sobre "Manipulação da Fertilidade".Durante a última semana do 1º período estes alunos fizeram visitas guiadas a algumas turmas.

A exposição pode continuar a ser visitada por toda a comunidade escolar no átrio do bloco A, da Escola 3/Sec. Martinho Árias, até à primeira semana de aulas. No final da exposição os visitantes podem verificar o que sabem através dum jogo informático realizado pela turma do 12ºD, turma do Curso Profissional de Informática.

Manipulação da fertilidade

Duma forma ou de outra, a reprodução na espécie humana tem uma dimensão social muito importante, visto que interfere significativamente na qualidade de vida das populações. Por um lado, em muitos países em vias de desenvolvimento, pelo facto dos planos nacionais de saúde não contemplarem o planeamento familiar, verifica-se um excesso populacional, enquanto que por outro lado, nos países desenvolvidos, nomeadamente em alguns países europeus, verifica-se um envelhecimento das populações devido ao decréscimo da fertilidade.

Mas para cada um de nós, os processos reprodutivos são também um assunto central. Na realidade, aquilo que todos pretendem é ter uma vida sexual segura e satisfatória que lhes permita decidir se querem ter filhos, quando os querem ter e com que frequência os querem ter. E este é, no fundo, o conceito de Saúde Reprodutiva, que além do direito à saúde sexual, pressupõe o direito de cada indivíduo a ser informado e a ter acesso a métodos de planeamento familiar à sua escolha, que sejam seguros, eficazes e aceitáveis e, ainda, a serviços de saúde adequados que permitam a intervenção médica de forma a ajudar casais que espontaneamente não conseguem ter filhos e a serviços de saúde que permitam às mulheres terem uma gravidez e um parto em segurança. Actualmente, existe um conjunto diversificado de serviços, técnicas e métodos que permitem, até certo ponto, manipular a fertilidade. Destes procedimentos fazem parte os métodos contraceptivos, que incidem sobre o controlo da natalidade, e as técnicas de reprodução medicamente assistidas, que tentam resolver problemas de fertilidade.

 

Note-se, porém, que o uso de contraceptivos e o recurso a técnicas de reprodução assistida não estão homogeneamente disseminados na população mundial, o que se deve ao facto destas questões serem influenciadas não só por factores de natureza científica, mas também de ordem económica, cultural, social, ética e religiosa.

 

Dia da Alimentação

A propósito do Dia da Alimentação e lembrando que todos os dias são boas alturas para termos hábitos alimentares saudáveis, o Espaço J deixa-vos uma brochura sobre a importância do pequeno almoço e um pequeno livro de receitas saudáveis da Associação Portuguesa de Nutricionistas.

Calendário de Eventos

Workshops sobre “Violência no namoro”

24-01-2011 22:53
Nos próximos dias 24, 26 e 27 de Janeiro, vão decorrer na escola 3/sec Martinho Árias workshops para cada uma das turmas do ensino secundário. Estes workshops, que serão dinamizados pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra através do projecto (O)usar e ser Laço Branco, incluem uma...
>>

Espaço J organiza o rastreio da TA, Glicemia, Colesterol e IMC, na Escola 3/Secundária Martinho Árias

10-01-2011 19:16
  Pelo sexto ano consecutivo o Espaço J organiza o rastreio da TA, Glicemia, Colesterol e IMC, na Escola 3/Secundária Martinho Árias, que é dirigido a todos os alunos do 3º ciclo e secundário e a todos os funcionários do Agrupamento. O rastreio, que decorrerá na semana de 10 a 14 de Janeiro de...
>>

Concurso "O Elo mais Forte contra a SIDA"

26-11-2010 18:54
No próximo dia 30 de Novembro, pelas 10h, decorre o concurso "O Elo mais Forte contra a SIDA", promovido pelo Espaço J e que é uma das actividades incluídas nos projectos de educação sexual de turma das turmas do 10ºano. Neste concurso participam as turmas do 10ºA, B, C, D e E. Simultaneamente esta...
>>
<< 3 | 4 | 5 | 6 | 7 >>

Procurar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.